O Alfabarra é um condomínio situado na Barra da Tijuca, predominantemente entre a Lagoa de Marapendi e a praia, dividido em duas partes separadas pela Avenida Ayrton Senna e ligadas por uma passarela de concreto armado. Seus edifícios habitacionais têm, na sua grande maioria, 22 andares e os demais têm altura limitada, já que são sobrevoados por aviões de pequeno porte e, sobretudo, helicópteros, oriundos do aeroporto de Jacarepaguá. Há, no total, cerca de 2.700 apartamentos com uma população estimada superior a 10.000 habitantes.
O empreendimento foi lançado por João Fortes Engenharia há pouco mais de 35 anos. A primeira construção a ser concluída foi a de um clube realmente belo, dotado de 3 quadras de tênis, piscina de 25m com 7 raias, ginásio, sala de ginástica, sala de diversões, brinquedoteca, salão de festas, restaurante, bares, pista de skate, sauna etc. Acaba de completar 34 anos de existência e foi o cartão de visitas, exibido pelos corretores, para atrair investidores que acudiam aos incorporadores de uma empresa idônea com excelente conceito no mercado imobiliário.
As unidades do condomínio foram construídas paulatinamente, começando pelo Alfabarra I, à esquerda da Avenida Ayrton Senna para quem utiliza esta via no sentido praia; em seguida, o Alfabarra II, à direita; posteriormente, os prédios do Alfa Privilège, na Praça Ministro Victor Nunes Leal, em número de quatro; e, finalmente, o complemento denominado Alfabarra III, três prédios numa pequena praça e os demais à beira mar, com limite na divisa entre as praias da Barra e do Recreio.
Acredita-se que o condomínio já seja conhecido por todos os motoristas de táxi desta cidade.
Além das unidades habitacionais, existem lojas comerciais, restaurantes, farmácia, curso preparatório para o vestibular e uma padaria sobressaindo no Alfabarra II.